abril 15, 2011

Complemento da atividade 1 WEB 2


No quadro de conceitos levantados pelo grupo aparecem muitos conceitos extremamente importantes. Diria que todos eles eles cabem dentro do A.I. das escolas.
Por ser ainda uma experiência nova para mim, tenho algumas idéias que estou amadurecendo para colocar em prática. Dentre elas a criação de um Bllog para cada turma de 4º e 5º anos, onde um aluno por semana, fará um relato do que se passa na escola como um todo. Como trabalhamos com alunos moitores no A.I. e biblioteca, j´pa ciramos um Blog: monitorbetinho.blogspot.com para que deixem o registro das suas tarefas, sugestões ou críticas das suas monitorias. Os alunos começarão a utilizá-lo à partir da próxima semana.

abril 11, 2011

Reflexão da formação Sala de aula em tempos de WEB 2.0

Acreditamos que a maioria dos educadores já utilizou todas as categorias de perguntas em sala de aula em algum momento.
Para que a escola seja realmente desafiadora e transformadora é necessário valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre determinado assunto, que podem partir das suas vivências, experiências ou até mesmo do senso comum, ouvidos por eles em relatos de outras pessoas, muitas vezes adultas.
Dessa forma na sala de aula estão presentes nuitos conceitos importantes para o real desenvolvimento do ensino e aprendizagem dentre eles encontramos: autonomia, cooperação, socialização e transformação.Poderíamos citar muitos outros presentes no cotidiano da escola, mas esses citados anteriormente trazem de uma forma mais ampla o papel da escola e do professor.

abril 08, 2011

Apresentação

Meu nome é Lidiane Tubino. trabalho na rede municipal de ensino de Alvorada há 12 anos, e a 11 anos trabalho na escxola Herbert José de Souza.

Essa escola quando fundada era escola por Ciclos de Formação. Por tanto já desenpenhei muitas funções por lá.Dentre essas já fui professora volante, tive em atividades com o primeiro ano da escola por três anos, com a terceira série, com quarta série e há aproximadamente seis anos sou bibliotecária. Nesse ano pela primeira vez estou na coordenação do ambiente informatizado no turno da manhã e no turno da tarde ainda sou bibliotecária. No ambiente informatizado trabalhamos com horário fixo para as séries inciais quinzenal e agendamento dos professores das séries finais, também quinzenal.

O planejamento das atividades é feito junto com os professores, ou sugerido por elees.Na primeira semana trabalhamos com uma história apresentada em Data Show, " Um amigo chamado computador", do qual foi apresentado todas as partes do mesmo e algumas dicas de como usá-lo. Após a hsitória sugerimos que os alunos desenhassem o que ouviram utilizando o programa Tuxpaint. Esses trabalhos foram salvos para que futuramente sejam apresentados para a comunidade escolar, em forma de slide.

Também imprimos uma imagem de teclado de computador, fixado no quadro branco do nosso ambiente informatizado, do qual demos uma breve explicação do funcionamento do mesmo. Em seguida foi sugerido que os alunos, utilizando o editor WORD, escrevessem uma apresentação da sua vida, com as seguintes informações: nome completo, endereço, nome da mãe, do pai, dos irmão e um pequeno texto sobre coisas importantes que ocorreram na sua vida até o presente momento. Para alunos ainda não alfabetizados, procuramos trabalhar com sites que contém jogos educativos, de acordo com o planejamento dos professores.Alguns sites são: http://escolagames.com.br ,http://atividadeseducativas.com.br , http://sitedegames.com.br entre outros e o próprio Portal da Educação de Alvorada que oferece atividades para todas as faixas etárias.

E para os alunos de terceiro, quarto e quinto anos, sempre direcionamos a atividade num primeiro momento e após deixamos acessar esses sites de jogos também, pois pedem muito, quase imploram para explorar o mundo dos games.

Na verdade essa tarefa de participar da inclusão digital na educação não é fácil, e tenho expectativas no sentido de realmente fazer a diferença por aqui, mas como uma experiência nova sempre dá um pouquinho de medo, ele neste momento está se tornando inevitável.Mas pra quem esteve no PEAD sabe que nada é impossível. Como diria nosso grande pensador Paulo Freire :" Transformar é difícil mas não é impossível." Então mãos-à- obra!E com relação ao curso, pra quem conhece a dupla "BÍRIS", já sabe que teremos muitos desafios pela frente!

Sala de aula em tempos de WEB 2.0

No último dia 02 de abril, os coordenadores dos Ambientes Informatizados das escolas da rede municipal de Alvorada estiveram reunidos na escola Alfredo José Justo, para o início da formação " Sala de aula em tempos de WEB. 2.0." O objetivo dessa formação, que terá algumas horas à distância e mais um econtro presencial, é direcionar o trabalho desses profissionais para que os alunos participem de fato da inclusão digital, incluindo em seus planejamentos atividades diferenciadas junto aos espaços informatizados das escolas.