maio 23, 2010

Do planejamento

De acordo com a leitura do texto: o que é planejar?(RODRIGUES, 2001), lido por mim, " o planejamento é processo constante através do qual a preparação, a realização e o acompanhamento se fundem, são indispensáveis.Ao revisarmos uma ação realizada, estamos preparando uma nova ação num processo contínuo e ininterrupto."
Com esse pensamento inicio minha reflexão dessa semana, a fim de relatar o quanto é importante o planejamento das atividades, não esquecendo que esse deve ser flexivo. Pois nessa semana tivemos tantos percalços que não pude seguir meu planejamento como esperado.
Estamos em final,de trimestre, e tenho prazo para fechamento de notas e entrega das mesmas na secretaria.E como se não bastasse isso não podemos esquecer que além da vida profissional temos problemas particulares que temos que dar conta.E por esse motivo acabei esquecendo de solicitar aos alunos que trouxessem os jogos de tabuleiro pra dar continuidade ao nosso projeto.E quando tivemos acesso ao ambiente informatizado, demos o azar de não estar funcionando a internet justo nesse dia.
Gostaria de colocar como muito positivo nessa semana, o conselho de classe participativo desse trimestre.Testamos na escola uma nova forma de realizar o conselho.Tínhamos sempre como dinâmica avaliar o andamento da escola em geral.E a partir desse ano então nosso conselho se dá em conversas com os pais especificamente sobre o rendimento dos seus filhos.Todos os pais são convidados juntamente com seus filhos, e as conversas acontecem individualmente, dando assim a oportunidade de os pais acompanharem mais de perto a vida escolar de seus filhos.
Muitos pesquisadores falam sobre a importância da participação da família na vida escolar das crianças.Dentre eles, em pesquisas realizadas por Marturano (1999 e 2006) com mães de crianças encaminhadas para uma clínica-escola, o progresso na aprendizagem escolar apareceu associado à supervisão e organização das rotinas do lar (como horários para tarefas e atividades diárias), a oportunidade de interação com os pais e à oferta de recursos do ambiente físico (como livros e brinquedos).Hübner (1999) também sugere que um dos determinantes no sucesso ou fracasso escolar de crianças é a participação dos pais sobre o comportamento de estudar destas.
Ao apresentar aos pais um dossiê feito por mim, de cada um dos alunos, com avanços e dificuldades deles fiquei bastante surpresa com a reação e relatos de alguns deles.O que mais me chamou atenção foi o relato de uma mãe que lamentava a mudança de horário no seu serviço, por não poder mais acompanhar tanto os filhos na escola e nas tarefas diárias.Aliás, relatava ela, que o que lamentava mesmo era não poder realizar para eles, como antes, as tarefas que tinham dificuldades.Fiquei perplexa e entendi por que ele,em anos anteriores, tinha notas muito boas, sempre bastante acima da média, pois os trabalhos que deveriam ser feitos em casa, para entregar, quem fazia era sua estimada mamãe.
Percebe-se aqui a importância do olhar mais atento aos alunos, conhecê-los de fato para não cometer equívocos.

Um comentário:

Beatriz disse...

Lidi, excelente estratégia de Conselho de Classe, em que a aprendizagem aparece como responsabilidade dos prof, alunos e pais. Como pretendes trabalhar com os pais essa ideia equivocada de ajuda aos filhos? Que tal perguntar aos filhos se acham que aprenderam enquanto os pais ou irmãos ou colegas fazem os trabalhos? Que tal falar em parceria?
Um abraco
Bea