maio 08, 2010

Complemento da reflexão da semana da educação

É de fato bem preocupante a questão da violência na escola!E é por esse motivo que eu enquanto estagiária de um curso inovador da UFRGS, levo aos meus alunos o resgate das brincadeiras infantis.Ao longo do curso foi possível perceber o quanto devemos levar para sala de aula atividades mais motivadoras, pois a tecnologia oferece às crianças muitas informações a qualquer hora do dia e da noite, bem como maiores atrativos, como jogos e mídia em geral.O caso é que aprendemos fortemente instigar nossos alunos, oferecer outras formas de aprednizagem, mas ainda esbarramos na burocracia do sistema e na falta de recursos para oferecer educação de qualidade.

Na interdisciplina de psicologia estudamos e lemos alguns pensadores e pesquisadores da educação que afirmam, mostram o quanto é importante a participação da família na vida escolar das crianças.Mas as famílias de hoje em dia parecem estar preocupadas apenas em reafirmar algumas atitudes equivocadas dos seus filhos, passando a mão por cima de suas atitudes e envolvendo a escola na educação e desenvolvimento dos valores nos alunos, se eximindo do se real papel.

Eu enquanto estagiária penso que o resgate da infância leva as crianças a relacionarem-se melhor. Essas atividades que estamos realizando com esse foco, tem me surpreendido bastante,principalmente com relatos das crianças sobre a infância de seus familiares.Ficaram surpresos com a entrevistas realizadas com eles onde puderam perceber que estes também haviam sido crianças um dia.A sugestão então da turma é que possamos brincar com essas atividades e jogos pesquisados, o que faremos nas próximas semanas.

Um comentário:

Beatriz disse...

Ok, gostei de ver!! Gostei que retomastes o assunto e deixastes mais claras as tuas intenções e tomadas de decisão. Valeu!!
Um abração
Bea