outubro 23, 2009

Festa à fantasia na escola

O mundo da imaginação é mágico. Para a alegria das crianças, nós professores da escola "Betinho" de Alvorada entramos no clima. Nessa festa professores e alunos se divertiram muito durante a festa à fantasia na semana da criança!Divirta-se conosco!!!

outubro 18, 2009

Narrativas infantis

Para realização de uma atividade de linguagem, solicitei ao meu filho de sete anos que me contasse uma história. Então ele quis me relatar um sonho que teve. Quando inicou sua narrativa percebi que tinha semelhante com a rotina que tínhamos vivido naquele dia pela manhã, com exceção de pequenas partes. Como nos textos e vídeos, Nícolas misturou situações da sua vida real ao seu mundo imaginário e quando indagado se isso já acontecido na sua vida alguma vez, sua fisionomia demonstrava uma confusão entre o real e o imaginário ou sobre sua rotina e seu sonho. Segundo Maria Virgínia Gastaldi," ao construir narrativas, a criança brinca coma realidade e encontra um jeito próprio de lidar com ela."É interessante o quanto se preocupou em ter uma sequência nas suas idéias e ao mesmo tempo não conseguiu, misturando o seu cotidiano ao que sonhara.

outubro 05, 2009

A inclusão

As discussões sobre inclusão já estão acontecendo há algum tempo, mas a verdade é que discursos têm muitos e ações ainda são poucas. Na semana de 30 de setembro à 05 de outubro foi realizada a feira do livro no município de Alvorada. Lá foi aberto um espaço onde se tratava com muito respeito a diversidade. Alunas surdas ministraram durante o evento oficinas de Libras, no qual foi ensinado um pouco do alfabeto manual e da cultura dos surdos para alunos da rede muncicpal e estadual do município. Essas oficinas tiveram a coordenção de uma grande colega ,que tive o imenso prazer em trabalhar por um ano, na escola Betinho. Cheguei, no dia 0 2 de outubro, a conversar um pouco com Alane, uma das oficineiras sobre essa postagem que faria no meu blog, arriscando até mesmo a utilização de alguns sinais no nosso diálogo. Parabéns à Secretaria Municipal de Alvorada pela inciativa e em especial à minha coega Kátia pelo desempenho em desenvolver esse trabalho.

outubro 01, 2009

Música em Libras

Essa música é linda e já está na boca de todos.Os fiéis das igrejas evangélicas já faziam dela mais um de seus hinos. A mídia então fez com que , mesmo aqueles que não praticam essa religião cantasse diariamente.Trago o desafio: Que tal tentarmos cantá-la em Libras para emocionarmos também os surdos?

LIBRAS

Eu particularmente sou fascinada pela língua brasileira de sinais.Sabendo das dificuldades de comunicação dos ouvintes com os surdos, achei esses vídeos no You Tube e gostaria de partilhar com meus visitantes.