junho 30, 2009

Portfólio 2009


Neste primeiro semestre de 2009, a construção do portfolio do PEAD, baseou-se nas observações feitas sobre o filme :"Entre os muros da escola" associadas a um quadro de conceitos que deixo abaixo.
INCLUSÃO – IDENTIDADES – DIVERSIDADE – DISCRIMINAÇÃO – AUTORIA – ESTIGMA – AUTONOMIA – CONFLITOS – PRECONCEITO – ETNIA – COOPERAÇÃO – APRENDIZAGENS – PRINCÍPIOS MORAIS – CONVIVÊNCIA - DESENVOLVIMENTO


No filme acima citado, esses conceitos aparecem o tempo todo, em aspectos e situações referentes tanto aos alunos quanto aos professores. A sala de aula, cenário principal, apresenta uma diversidade cultural grande, com várias etnias. E a discriminação e o preconceito estão muito presentes gerando assim muitos conflitos. Os conflitos aparecem também entre os professores da escola. Na cena em que aparecem em conselho de classe, demonstram divergência de opiniões com relação as avaliações dos alunos.Cada um age de acordo com seus princípios morais.

De forma geral, isso dificultou um pouco a construção do portfolio, uma vez que tínhamos que encontrar os conceitos do quadro numa cena específica, descrevendo argumentos e evidências para justificá-la.Gostei do filme, pois retrata diversas situações de uma escola da França, que também aparecem no cotidiano das nossas escolas.Hoje contamos com muitas situações, nas escolas que geram conflitos, como baixos salários dos professores, a ausência das famílias nas vidas escolares de seus filhos, a deturpação ou a falta de conhecimento por parte dos alunos de valores morais, tão importantes para a convivência em sociedade. Contamos ainda com a falta de conhecimento da sociedade em geral, do verdadeiro significado dos conceitos aqui mencionados.

Com relação às aprendizagens siginificativas deste trimestre, cito a identificação e construção de conceitos sobre as fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget. Em aula presencial construímos, em grupos, mapas conceituais para relatar as aprendizagens efetivadas. A cosntrujçõa de mapas conceituais inciou no semestre anterior em atividade do seminário integrador. Pensei que tivesse aprendido, mas quando solicitado a construção de um outro neste semmstre confesso que senti dificuldade. Após algumas tentativas em casa, cheguei realamente ao entendimento.E assim optei em construir um com conceitos utilizados para análise do filme.Eis o mapa conceitual do meu portfolio:


junho 06, 2009

Presencial Psicologia

No último dia 03/06, tivemos uma aula presencial de psicologia , para trabalharmos um pouco mais com os conceitos Piagetianos. Cada grupo teve que construir um mapa conceitual com alguns desses conceitos. ficou visíve,l dentre todos os grupos, que a ligação entre alguns conceitoe ainda não estão bem claros. No meu grupo por exemplo, entendemos que só pode haver acomodação, se a criança estiver assimilado, ou seja, acomodação depende de assimilação. O que é um equívoco por que praticamente as duas coisas acontecem junats, ousaria dizer que são um conceito só e deveria aparecer no mapa conceitual dessa forma: assimilação/acomodação.

Nosso mapa conceitual:

Salão EAD

Foi muito gratificante ter participado do Salão EAD, na UFRGS, no dia 27/05,com o relato de experiência ,com o meu grupo, sobre a elaboração de projetos de aprendizagem à distância.Além da experiência, nosso grupo ficou muito feliz e sentimo-nos lisongeadas em receber como apreciadoras do nosso relato: Rosane Aragon, coordenadora do curso, Beatriz Magdalena, coordenadora do pólo Alvorada, Grace, Rosaura,Vanessa e Eliana, tutoras e colegas.
Além do nosso relato assistimos a muitos relatos interessantes como a pesquisa feita por alunos da área de educação infantil e designer,sobre Cyberinfância. Parabéns a todos que participaram desse grandioso evento! Espero estar lá novamente no ano que vem!