novembro 29, 2007

Final do ano letivo


Durante essa semana estive muito envolvida com as avaliações finais dos meus alunos.Minha vida ficou meio de cabeça pra baixo, mas em breve estarei fazendo novas postagens aqui no blog, atualizando-o.
O que posso adiantar é que durante esses últimos dias realizei algumas atividades bem interessantes com meus alunos, que registrei com fotos e áudio e logo,logo serão postadas aqui! Aguarde...

novembro 23, 2007

Aula presencial de literatura e teatro!

No último dia 19 de novembro tivemos aula presencial de teatro e literatura. Realizamos contação de histórias e foi simplesmente um espetáculo. Desde a escolha das histórias até a preformance de todos. Parabéns ao colegas do Pead e obrigada aos meus colegas do grupo estavam todos deslumbrantes!

novembro 17, 2007

Relatos de Experiências

Dentre os relatos de experiências que observei destaco é a divulgação do portal Navegamundo. Este é um portal gratuito destinado a inclusão digital de crianças de seis a doze anos. Pode servir de apoio e ferramenta para educadores também. É através de histórias em quadrinhos, que quatro personagens: Filé, Gigi, Milú e Deco, levam as crianças a gostosas descobertas sobre a cultura e a história brasileira.
O site foi idealizado pela psicóloga Marta Elisa Eberle e conta com o apoio do SEBRAE. Sem dúvida nenhuma é uma ótima ferramenta para ser utilizada pelos alunos e educadores que têm acesso a ambientes informatizados dentro das suas escolas. Com isso as crianças têm a oportunidade de sair daquela mesmice dos jogos sem objetivos nesses espaços, do qual alguns professores ainda apresentam dificuldades em trabalhar com os alunos.
Infelizmente eu ainda não poderei usufruir dessa ótima dica, pois a tecnologia ainda não chegou na minha escola!




novembro 15, 2007

Falando em sonhos!!!

Para todos aqueles que participaram do fórum dos sonhos, deixo o link abaixo para um texto da literatura chamado "O apanhador de sonhos".Boa leitura!!!
~*Histórias Infantis*~

Contos de Fadas!!! Reflexão partindo da atividade!


Gostaria de apontar como atividade muito positiva para a minha prática docente, enquanto bibliotecária, a última atividade realizada pelo meu grupo de trabalho sobre os contos de fadas. Nesta atividade aponto uma reflexão minha sobre as contações de histórias realizadas por mim na escola em que trabalho.Dentre elas, o que se refere a maneira como as histórias são escolhidas por mim e minha colega paralela, para a realização da hora do conto. Um outro ponto de reflexão que acho bem importante é com relação as novas versões dos clássicos infantis, do qual a autora Ana Maria Machado me fez refletir em seu livro "Os clássicos universais desde cedo", no qual apresenta um outro olhar a essas obras da literatura infantil. E através desta reflexão começo a perceber mudanças na minha prática enquanto bibliotecária da escola.Coloco abaixo então o trabalho realizado pelo meu grupo do Pead:

Grupo: Antonio João Martins, Jurema da Silva Oliveira, Lidiane Dias Tubino, Roselana Rodrigues da Silva e Sandra Bartikoski de Rocha.

Questões.

1. Qual a relação que se pode estabelecer entre autoria individual e os Contos de Fadas?
Os Contos de Fadas não podem ser considerados uma história escrita por apenas um autor. Essas histórias foram criadas sem uma intencionalidade.Partiam de acontecimentos reais, e a cada relato de uma pessoa, a história ia sendo criada, formando-se assim tal conto.Aí o significado do ditado popular: ”quem conta um conto, aumenta um ponto”.
2. De acordo com a autora, na p. 75, por que as pessoas contam histórias?
As pessoas contam histórias para tentar entender a vida. Com isso vão sendo formadas de acordo com alógica de quem as contam. Assim cada autor apresenta versões diferentes em suas obras, mesmo tendo os mesmos títulos, personagens, cenário. Sendo que todas procuram assegurar coerência entre os fatos, de acordo com o tempo e o contexto social em que se encontram.
3. Qual a posição da autora em relação às adaptações dos Contos de Fadas?
A autora mostra-se contra a essas adaptações, ou novas versões para os Contos de Fadas, uma vez que acontecem sem o conhecimento real que levaram a construção de tal história.Assim os autores adaptam suas versões arrogantemente às situações julgadas por cada um individualmente. Ainda atribui essas interferências à uma atitude de ignorância.
4. A partir da sua experiência docente, aponte como tem sido para você trabalhar com os contos de fadas na sala de aula.
De acordo com a nossa prática docente, vivenciamos a contação de histórias a partir das bibliotecárias de nossas escolas, em horários de Hora do Conto.Podemos assim observar que as histórias contadas por nossas colegas, são escolhidas conforme os temas trabalhados no planejamento da escola, sem maiores análises de suas versões. Temos em nosso grupo de realização dessa atividade, uma colega que realiza contação de histórias na escola, enquanto bibliotecária.Relata que ficou bastante surpresa com a visão de Ana Maria Machado no livro: ”Os Clássicos Universais desde cedo’.,sobre as novas versões dos clássicos, uma vez que essas já foram utilizadas por ela.
" Utilizei já, duas dessas versões como forma de desmistificar o medo que as crianças do Lobo Mau, e também, ao trabalhar com filme: Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho, queria mostrar para as crianças que quando ouvimos um relato de um acontecimento ou um fato, devemos primeiro ouvir as manifestações das pessoas envolvidas para sabermos realmente a verdade. Mas acho que à partir de hoje , preciso rever meus conceitos, pois não me sinto no direito de interferir na criação dos verdadeiros autores dessas histórias”.
Lidiane Dias Tubino

Todos concordam que a utilização de recursos visuais e a forma de contar histórias influenciam sim na motivação das crianças em executá-las. A literatura é de fundamental importância para a formação do sujeito, do aluno leitor. Através da leitura e da contação de histórias, entre tantos outros motivos, as crianças ampliam seu vocabulário, escrevem e expressam-se com maior clareza. Além os livros podem ser grandes amigos, companheiros.

novembro 13, 2007

6ª Bienal do Mercosul!

Nosso grupo marcou presença na Bienal no último dia 10 de novembro. Gostei muito do passeio, pricipalmente da companhia das minhas colegas!Valeu pessoal!

novembro 11, 2007

Brincar e brincar!




Após assistir a entrevista da professora Tânia Fortuna, gostaria de relacionar alguns comentários que considerei importantes e desafiadores.
"Quando crianças trabalhamos brincando, e quando adultos, brincamos enquanto trabalhamos."
"Todas as pessoas deveriam conciliar o divertir-se com o trabalhar.Nada é mais sério do que brincar."
"A brincadeira nos conecta com o mundo."
"Aula lúdica - clima de desafio, surpresa.Contribui para a aprendizagem plena"
"Quando adolescente fica desqualificado brincar..."
Brincar é construção social.Através do brincar a criança demonstra a realidade em que vive.Ao mesmo tempo em que brincando pode esquecer-se da crueldade e infelicidade do mundo que a cerca.Brincar possibilita a quem vivencia, momentos de encontro consigo e com o outro. Integra ação, o pensamento e sentimento.A imaginação desafia a busca para solução de problemas pela vivência dos papéis assumidos."

Jogo - regras mais visíveis.
Brincar - mais livre, espontâneo.

novembro 03, 2007

Comentários da nossa Feira do livro!!!!

Esse é o link pra quem quiser conferir os comentários sobre a nossa Feira do Livro no blog do Projeto Gente Consciente do Zaffari. Dá uma olhadinha nessa postagem!!!

novembro 02, 2007

Falando em Literatura...

É com um imenso prazer que apresento o slide da Feira do livro da Escola Herbert José de Souza. O evento aconteceu no último dia onze de outubro e foi organizada por mim pela minha colega paralela Miriam. Quero deixar o meu agradecimento especial aos meus colegas que acreditaram em nós e fizeram a feira acontecer!!!

Doze homens e uma sentença!!!


Sei que estou um pouco atrasada com minha postagem. Mas devido a minha dificuldade em postar minhas observações no pbwiki, irei colocá-las aqui no meu blog.
De acordo com filme percebi que:
Argumentação: é meio que usado para convencer outras pessoas sobre as evidências.
Evidência: um fato ocorrido.
O filme apresenta muitas argumentações como o fato de o homem idoso, ter dificuldades em se locomover, o que tornaria impossível que chegasse até o local do crime em tão pouco tempo.
A principal evidência é a arma utilizada no filme: a faca.
Conclui-se que o réu foi inocentado por falta de argumentações que evidenciassem o seu envolvimento no crime.